EVENTO

Santa Casa de Ourinhos participa do 2º Fórum Somos SUStentáveis

A Santa Casa de Ourinhos participou no dia 18 de novembro, participou do 2º Fórum Somos SUStentáveis, no Centro de Convenções Rebouças. O evento promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) reuniu representantes de hospitais filantrópicos de todo o Estado e teve como objetivo mostrar a necessidade de ampliação do programa estadual Santas Casas Sustentáveis, que traz auxílio financeiro às instituições.

Das 362 entidades filantrópicas de saúde no Estado, apenas 58 integram a ação, entre elas a Santa Casa de Ourinhos. O programa paulista classifica as instituições filantrópicas em três perfis: hospitais estruturantes, estratégicos e de apoio, para receberem respectivamente 70%, 40% e 10% a mais do que já recebem do SUS (Sistema Único de Saúde), cuja tabela de repasses está defasada há mais de 15 anos. Para permanecer credenciada e receber o aditivo, a unidade participante deve cumprir metas de atendimento.

Entre os avanços destacados na apresentação durante o Fórum, estão a humanização no atendimento, o aumento no índice de alta responsável, diminuição das taxas de mortalidade institucional e de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Esses e outros resultados positivos foram comprovados em apresentações dos próprios hospitais participantes, que compartilharam com o público suas experiências exitosas.

A Santa Casa de Ourinhos apresentou no Fórum dois trabalhos: “Alta responsável um caso exitoso”, o qual abordou a resolução do caso de uma criança moradora há quase sete anos no hospital, mostrando todas as dificuldades e os sucessos do trabalho realizado pela equipe multidisciplinar; e “O espaço pós-alta”, que relatou as dificuldades da Santa Casa na hora da alta hospitalar e o sucesso com um espaço preparado.

No Fórum, representaram a Santa Casa de Ourinhos a administradora interna, Erika Matias, e a gerente de enfermagem, Daniela Souza, que avaliou de forma positiva a oportunidade de compartilhar experiências com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento e a saúde. “A experiência de apresentar um trabalho a outros colegas é sempre muito bom. Levamos o nome e nossas superações nestes dois trabalhos. Foi muito prazeroso saber que todos nós lutamos pela mesma causa, que é a melhoria na qualidade da saúde”.