Comprovando a excelência no atendimento, infraestrutra e ensino da Santa Casa de Ourinhos, a Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) assinou um termo de colaboração para estágio curricular optativo obrigatório, que visa oferecer campo de prática para o internato aos acadêmicos do curso de medicina da Unifadra.
Com a nova parceria, os alunos de Medicina terão a oportunidade de fazer o estágio optativo de internato utilizando a mesma estrutura dos Programas de Residência Médica da Santa Casa de Ourinhos, implantados em 2012, que atualmente é uma referência no Estado de São Paulo para profissionais formados que estão na fase da especialização.
O termo de colaboração celebrado entre a Fundec e a Santa Casa de Ourinhos contempla vagas para cada uma das três especialidades médicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ortopedia e Traumatologia.
Estiveram presentes para sua assinatura o presidente da Santa Casa de Ourinhos Celso Zanuto, o vice-presidente Rubens Vertemati e o coordenador administrativo Eduardo Poggetti Fernandes Gil, bem como o diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai, o secretário assistente Fernando Nunes, o diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini, a vice-coordenadora acadêmica Profa. Ma. Daniela Macário Custódio, a coordenadora do curso de Medicina Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu e a vice-coordenadora do curso de Medicina Profa. Ma. Caroline Venturin Guarinão.
O estágio optativo de internato dos alunos será acompanhado por preceptores médicos da Santa Casa de Ourinhos em atendimentos hospitalares nas enfermarias, unidades de tratamento intensivo (UTI), unidades de urgência e emergência, centro cirúrgico e unidades ambulatoriais da entidade.
O presidente da Santa Casa de Ourinhos Celso Zanuto ressaltou que “é uma satisfação poder participar na formação de novos médicos e queremos fazer boas parcerias, por isso estamos aqui hoje”. Segundo Zanuto, o hospital vem montando programas de residência, internato e estágios. “Estamos procurando a integração do ensino com o atendimento para atender à necessidade de novos médicos para uma mão de obra qualificada e preparada para fazer o melhor”, finalizou.
A coordenadora do curso de Medicina da Unifadra Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu ressaltou que “tivemos a oportunidade de estar no hospital e conhecer toda sua infraestrutura e tecnologia. A Santa Casa de Ourinhos será um campo de estágio de suma relevância para nossos alunos. Ficamos muito felizes com esta parceria, que tem muito a oferecer aos nossos futuros médicos”.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini destaca que “esta nova parceria, com a Santa Casa de Ourinhos, que é um hospital de referência para a região, vem ampliar o campo de estágio para nossos alunos”.
O diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai acrescentou que “estivemos lá e gostamos muito da estrutura e do trabalho desenvolvido na Santa Casa de Ourinhos. Esta nova parceria contribui para a formação de grandes profissionais pela Unifadra e beneficia toda nossa região, pois muitos destes médicos formados atuarão por aqui, atendendo a população de Dracena e demais cidades da região”.