Amor ao próximo

Santa Casa de Ourinhos capta coração, fígado e rins de doador de 28 anos

Um gesto de amor ao próximo e solidariedade foi intermediado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Ourinhos. Com consentimento da família, ontem (08), foi realizada a captação de múltiplos órgãos para transplante de um paciente jovem de 28 anos, que estava internado há vários dias na UTI e que teve morte encefálica, após um acidente que ocasionou politraumatismo grave.

Esse nobre ato beneficiou diretamente cinco pacientes. A família aceitou doar todos os órgãos e após ampla análise, os órgãos viáveis para doação foram coração, fígado e rins.

O procedimento teve início durante a manhã e foi acompanhado por equipes médicas vindas de São Paulo do INCOR e do Hospital Bandeirantes e também do Hospital das Cínicas de Marília.

Um avião da Força Área Brasileira (FAB) saiu do Rio de Janeiro e foi até São Paulo para conduzir as equipes da capital a Ourinhos, onde foram enviados o coração e o fígado, sendo que os rins foram encaminhados para Marília.

“Depois de realizado todo o protocolo, avisamos a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos em São Paulo e após avaliação é disparado um chamado para as equipes transplantadoras. Tudo depende de onde está o receptor, então vem até a Santa Casa as equipes para retirada dos órgãos e outras já ficam prontas esperando nos hospitais com os receptores. Tudo tem que ser muito rápido, por exemplo, um coração deve ficar fora do corpo, acondicionado adequadamente, por no máximo 3 horas, fígado são 8 horas”, conta André Luiz Augusto Moreira, enfermeiro supervisor da CIHDOTT.

A CIHDOTT da Santa Casa de Ourinhos conta com uma equipe altamente qualificada composta pelo coordenador médico, o neurologista Dr. Fabrício Carrijo Rodrigues, o coordenador de enfermagem, enfermeiro André Luiz e também as enfermeiras Marta, Juliana e o enfermeiro Cristiano. A comissão, que já ganhou prêmios por sua atuação, trabalha 24 horas por dia e os colaboradores atuam em escala de plantão à distância e também presencial.