AGOSTO DOURADO

Amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é de 1º a 07 de agosto e o slogan da campanha deste ano é: Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável.

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Banco Leite de Ourinhos com atendimento normal

O Banco de Leite Humano de Ourinhos está com o seu funcionamento normal e necessita da doação de leite materno de mulheres saudáveis, sem o uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação e que produzem um volume de leite além da necessidade do seu bebê.

Até o momento os estudos não evidenciam a transmissão do vírus da COVID-19 por líquido amniótico, sangue do cordão umbilical ou leite materno, mas por escassez de evidências científicas não recebemos doações de mulheres com suspeita ou em contato com suspeito de Coronavírus e/ou estado gripal. Nas visitas domiciliares diárias para a busca do frasco cheio e a entrega do vazio fez-se rotina o questionamento do estado de saúde da doadora e dos moradores da casa.

Os Bancos de Leite são regulamentados com uma legislação rígida, de protocolos e procedimentos padronizados que visam a qualidade de seu leite fornecido para os prematuros e RN's que necessitam. A pasteurização realizada elimina todos os microrganismos patogênicos do leite, há os exames laboratoriais para essa comprovação.

Atualmente com o cenário da pandemia esses procedimentos não mudaram, e a coleta domiciliar das doadoras também não mudou. As orientações em relação aos cuidados domiciliares da doadora com a extração do leite e armazenamento seguem com o controle da higiene pessoal da doadora e do ambiente em que é realizado a extração, também com lavagem das mãos, fervura uma vez por dia das bombinhas extratoras e conchas de amamentação.